Formação Contínua

 

Home page
Unipsi
Promoções
Formacao Continua
Pos-graduacoes
Especializacoes
Mestrados
Workshops
Servicos de Apoio
Inscricoes
Contactos

 

 

 

 

Entende-se por formação contínua aquela que, ainda que apesar de não carecer qualquer grau académico, estando acessível a qualquer cidadão, independentemente das suas habilitações, visa sobretudo aprofundar e actualizar conhecimentos num determinado assunto ou área do saber.

 

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

O presente curso, particularmente vocacionado para a população geral, centra-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Psicologia (12º), revelando-se um valioso complemento já que, para além de apresentar os vários conteúdos temáticos, apresenta os principais objectivos, resumos da matéria e pequenos exercícios, nomeadamente no formato de escolha múltipla. Revela-se pois uma valiosa ferramenta para o sucesso escolar.

Para cima
Introd Psicologia
Avaliacao Psicologica
Est Personalidade
Desenho e o Brincar
Dif Aprendizagem
Perturbacoes Leitura
Stress Master
Mercado Trabalho
Gestao Tempo
Trabalho Equipa
Aval Condutores

 

 

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica revela-se central para o exercício da actividade profissional do psicólogo. Mais do que saber aplicar testes ou provas, o psicólogo deve saber optar pelo instrumento mais adequado face à situação que se depara bem como interpretar os resultados e extrair conclusões válidas e úteis para o diagnóstico e intervenção. O presente seminário pretende abordar de uma forma breve mas rigorosa, os principais métodos e instrumentos de avaliação psicológica.

 

ESTRUTURAS DE PERSONALIDADE E PSICOPATOLOGIA

Nos dias que correm é frequente ouvirmos falar de personalidade, normal e patológico numa abordagem nem sempre científica. Através desta formação aprofundaremos o conceito de normal, patológico, bem como as principais estruturas de personalidade, suas características, formas de avaliação e de intervenção, frequentemente ilustradas através de casos clínicos reais.

 

O DESENHO E O BRINCAR NA CRIANÇA

O contacto que o psicólogo estabelece com a criança é na sua essência idêntico ao do adulto, mas enquanto este utiliza sobretudo a verbalização como veículo de comunicação, a criança recorre preferencialmente vocábulos lúdicos, imagens, sequências de actos e gestos. Por tudo isto, o desenho e o brincar constituem formas privilegiadas de estabelecer uma relação e conhecer melhor o funcionamento psicológico da criança.

 

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Quer os professores quer os psicólogos, pais e educadores em geral, cada vez se deparam mais com situações de problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem que se revelam um tema de estudo fundamental.

 

PERTURBAÇÕES DA LEITURA E DA ESCRITA

O termo Dislexia refere-se a um conjunto de alterações que têm em comum uma perturbação ou atraso na aquisição, aprendizagem ou processamento da leitura, na ausência de qualquer outra limitação ou alteração das capacidades intelectuais.  Os problemas da leitura surgem sobretudo entre as pessoas mais velhas: cerca de 4% na população entre os 18-20 anos, 20% entre os 45-59 anos, e 27% a partir do 60 anos. Mas que factores nos permitem afirmar que estamos perante uma situação de dislexia? Que fazer perante o diagnóstico de dislexia? Através desta formação o investigador e autor da Prova de Análise e Despiste da Dislexia (PADD), irá responder a todas estas e outras questões com vista a desmistificar e permitir uma abordagem correcta e adequada no diagnóstico e reabilitação da dislexia.

 

MÉTODO STRESS MASTER

O STRESS MASTER® é um método terapêutico que visa combater o stress, a ansiedade e a depressão que cada vez afecta mais a população das sociedades ditas industrializadas.  

 

INTEGRAÇÃO DO PSICÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO

Terminar uma licenciatura em psicologia é o início de todo um processo, não só académico, mas também profissional. Várias são as saídas profissionais e percursos académicos possíveis, mas o licenciado em psicologia nem sabe como orientar o seu percurso seja ele na forma liberal ou por conta de outrem. Esta formação enfatiza vários aspectos profissionais, deontológicos, contabilísticos, fiscais e académicos que visam ajudar e responder a muitas das questões frequentemente levantadas pelos profissionais de psicologia. Como procurar emprego? Como abrir o próprio consultório? Quais são as obrigações fiscais de um profissional liberal?

 

 

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E GESTÃO DO TEMPO

Maximizar e rentabilizar o tempo é uma das exigências a que a sociedade actual nos obriga. Se “tempo é dinheiro”, certo é também, que por muito que queiramos, o dia tem apenas 24 Horas. Como trabalhar eficazmente em equipa? Quais os modelos tradicionais de organização do trabalho? Como gerir melhor o tempo? Como construir um plano ou u horário? Como escolher e utilizar eficazmente uma agenda? Como enfrentar o Stress? São algumas das múltiplas questões abordadas curso que segue o mesmo formato actualmente seguido pelo IEFP e revelando-se um poderoso auxiliar pessoal.


 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CONDUTORES

A legislação em vigor prevê a obrigatoriedade da realização de uma Avaliação Psicológica aos condutores ou candidatos a licença de condução para alguns grupos de veículos, nomeadamente para o Grupo 2, que inclui veículos das categorias C, C+E, D, D+E, das subcategorias C1, C1+E,D1 e D1+E, bem como os condutores das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.